top of page
Imagem2 (2).png

Extensão
em Artes

Cursos realizados | 2023

Imagem3.png

Embora o curso já tenha iniciado, ainda é possível se inscrever. 

Cursos ministrados em 2022.

Entre em contato para saber se serão oferecidos novamente. 

Iniciação às Artes Plásticas do Brasil

Com Profa. Ms. Maria das Graças Garcia Bueno Dragus (Gracita)

LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo. 

QUANDO: de 3 de agosto a 14 de dezembro de 2023

 

HORÁRIO: às quintas-feiras, das 14h às 16h


VALOR:  5 R$ 150,00 (curso completo: 17 aulas)

CONTATOS: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br


CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação.
 

Profa. Ms. Maria das Graças Garcia Bueno Dragus (Gracita)


Escola de Arte da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Prêmio Camargo Freire no grau de Medalha de Ouro em exposição no SESC – São José dos Campos – SP. Artista Plástica, professora de desenho, pintura e história da arte no Ateliê Primeira Arte – São Paulo – Capital. Faculdade - Curso de Extensão na Faculdade de São Bento – São Paulo – Capital. Iniciação à História da Arte - 2022/2023. Exposições individuais e coletivas por meio de seleção de membros de júri (banca). Membro da Associação Profissional dos Artistas Plásticos (APAP). Exposições individuais, inclusive duas mostras no Mosteiro de São Bento. Integra acervos públicos e particulares, como: MAM, MAC USP – São Paulo – Capital, entre outros. Bacharel em Filosofia com Licenciatura Plena: Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) – São Paulo – Capital: monografia: “A Estética como Leitora da Obra de Arte”. Ainda nesta instituição: Monitoria em História da Arte. Mestre de História da Filosofia pela Faculdade do Mosteiro de São Bento (FSP) – São Paulo – Capital: dissertação: “Imagem e Palavra”. Artigos Publicados: Revista Filosofia – SP: – “A Arte em Tempos Sombrios”; Revista Relicário Arquidiocese: Uberlândia-MG: “A Pintura de Vermeer no Cinema a luz da filosofia na linguagem de Heidegger”; Revista da Faculdade de Farmácia USP-SP: “Século XXI, o Inimigo Invisível: O Olhar de Uma Artista sobre a Pandemia”, entre outros.


CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/3064539586714425

Ementa

Preparar o curso de Iniciação às Artes Plásticas do Brasil foi muito instigante, comovente e desafiador. Desde povos rupestres, ao povo indígena, posteriormente a nossa colonização, e as invasões que a sucederam. Enfim, todos os tópicos que são abordados durante este curso nos dão a convicção de que a expressão artística nos mostra verdades e sentimentos que compõem nosso povo d’antes e o de hoje perpassando por todas as transformações políticas que experenciou. Sendo assim, nosso propósito é dar, àquele que tem a curiosidade em arte brasileira, um conteúdo contextualizado com a nossa história, uma vez que a arte é o retrato cultural revelador do momento histórico em que ela se dá. Em nosso trabalho, podemos classificar de maneira clara e objetiva, como se deu a nossa arte junto aos povos que aqui viviam, aliados a uma educação praticamente de observação dos mestres-obreiros de “aprendizado” autodidatas no oficio a que se propunham, principalmente na arquitetura, com uma dedicação bem mais comprometida na edificação, copiando em princípio a do povo originário, bem como depois a do colonizador e do estrangeiro que aqui vinha estudar e ensinar. Entretanto, a nossa estatuária e pintura se desenvolvem de um modo bastante peculiar.

Programa das aulas

  1. O que é arte; como ver uma obra de arte; descobrimento e seus desdobramentos.

  2. Arte rupestre; nossos índios; artefatos e exposição da Profa. Daniela Modena em sua experiência convivendo com os índios;

  3. Colonização; feitorias; capitânias; arte de construir; estatuária; pedra, sapé e cal; Cosme e Damião.

  4. Arquitetura maneirista; Nossa Senhora da Graça, Nossa Senhora Da Assunção; fortes, fortins, portos.

  5. Mauricio de Nassau; holandeses; sopro civilizatório; expulsão.

  6. Disciplina maneirista; barroco; ourivesaria;

  7. Ouro e jacarandá: Bahia; barroco; engenhos e solares; pintura anônima.

  8. Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro, metade do século XVII.

  9. Barroco no Nordeste.

  10. Das Minas Gerais: Mestre Valentim; Mestre Aleijadinho; Mestre Ataíde.

  11. A missão artística francesa; neoclassicismo; artistas da Europa; Escola Real de Belas Artes, século XVIII, Rio de Janeiro.

  12. Estilo híbrido da tradição colonial com modelos europeus; arquitetura de interiores e externa; séculos XIX; Museu Nacional do Rio de Janeiro/Museu Paulista, Ipiranga/ Embrião do carnaval; XX; Carnaval.

  13. Artes aplicadas; caricatura; fotografia; desenho gráfico (design).

  14. Semana de arte moderna; arquitetura.

  15. Salões de Maio; a gravura contemporânea; SPAM, CAM; os primitivos;MAB BA/ MASP SP/ MAM SP/ ESCOLA DE BELAS ARTES SP/ PINACOTECA cidade SP/ MAB- FAAP SP/ MAM RJ/ ENTRE OUTROS BRASIL AFORA...

  16. Candido Portinari, Athos Bulcão e outros; núcleo Bernadelli RJ; grupo Santa Helena SP.

  17. Bienais, Guernica etc.; Expressões múltiplas; performances; arte conceitual; vanguarda; “muralismo”; grafismo; pichação; arte cibernética.
     

Cursos ministrados em 2022.

Entre em contato para saber se serão oferecidos novamente. 

bottom of page