2 - Logo FSB 2022.png

Instituto Superior de Teologia ISET

Apresentação

O Instituto Superior de Teologia é um instituto interdepartamental e interdisciplinar abrigado pela Faculdade de São Bento de São Paulo.

Missão

Sua missão é fomentar os estudos de teologia e contribuir para o avanço do conhecimento de tais estudos, cuja matéria basilar é a teologia da Igreja Católica Apostólica Romana.

A teologia

A teologia é ofício de contemplar o mistério do Deus Uno e Trino e comunicá-lo aos homens. Portanto, à luz da fé, a teologia busca apresentar e testemunhar de modo racional os dados da fé revelada, com a finalidade de dialogar com as demais ciências e expressões religiosas. A horizontalidade do curso de Teologia, da Faculdade de São Bento, busca uma sólida estruturação nos pressupostos curriculares clássicos, fundamentados em estudos bíblicos, estudos da teologia patrística, da liturgia, da teologia dogmática, da teologia pastoral etc.

Objetivos

Como instituição católica, a FSB tem por objetivo aprofundar e divulgar os conhecimentos de teologia em consonância com fé cristã professada pela Igreja, valendo-se de instrumentos e métodos adequados de reflexão e pesquisa. Portanto:

  • Capacitar ao estudo teológico, promovendo e desenvolvendo o raciocínio, a investigação e a pesquisa em Teologia.

  • Uma elaboração fundamentada nas fontes escriturísticas e em harmonia eclesial da tradição e magistério.

  • Proporcionar sólida formação em Teologia para o exercício dos ministérios eclesiais, inclusive e especialmente o presbiteral; além dos vários setores e pastorais da Igreja destinados a leigos e leigas.

  • Preparar o futuro teólogo para o diálogo e atuação em diferentes campos do saber acadêmico (reflexão interdisciplinar), além de contribuir para a evangelização em todos os ambientes da cultura e/ou sociedade atuais.

Objetivos do Instituto Superior de Teologia em ensino, pesquisa e extensão:

Ensino

  1. Apoiar a elaboração e constante revisão das ementas das unidades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, de modo a mantê-las atualizadas com as recentes publicações e desenvolvimentos dos estudos teológicos.

  2. Coordenar esforços de revisão e melhoria permanente do acervo bibliográfico de estudos produções teológicas na biblioteca da FSB.

  3. Abrigar novos cursos de teologia eclesiástica para leigos e demais interessados.

Pesquisa

  1. Coordenar pesquisas entre docentes e discentes (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografia, tradução) realizadas em estudos teológicos.

  2. Abrigar e coordenar, com outros institutos e/ou departamentos, grupos de pesquisa e discussão em estudos de teologia na FSB.

  3. Realizar parcerias com outras instituições, universitárias ou não, nacionais e internacionais, para realização de atividades conjuntas, como grupos de pesquisa e extensão, grupos de leitura e discussão de obras teológicas.

  4. Abrigar um Programa de Pós-Graduação em Estudos teológicos na FSB.

Extensão

  1. Coordenar cursos de extensão em temas de Estudos Teológicos da FSB, contemplando tanto áreas de interesse imediato dos cursos da FSB (filosofia, teologia e direito); quanto diversas outras áreas dos Estudos Teológicos (antropologia, arqueologia, filologia; geografia, línguas, Bíblia; sociologia) de modo a promover o diálogo interdisciplinar.  Os cursos podem contar com professores da FSB ou de outras instituições, sendo abertos à comunidade.

  2. Promover, com outros institutos e/ou departamentos, os estudos das línguas, particularmente – mas não exclusivamente – hebraico, grego e latim.

  3. Realização de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, no campo dos estudos teológicos – cursos de curta duração, encontros, seminários, simpósios, conferências, fóruns, jornadas, palestras, aulas magnas etc. – com temática patrística e medieval.