2 - Logo FSB 2022.png

Instituto Superior de Estudos Clássicos e Medievais. (ISECMe)

Apresentação

O Instituto Superior de Estudos Clássicos e Medievais (ISECMe) é um instituto interdisciplinar e interdepartamental abrigado pela Faculdade de São Bento de São Paulo. Movido pelo mesmo espírito que anima os cursos oferecidos pela Faculdade de São Bento (FSB), O ISECMe fomenta uma sólida frequentação a grandes temas e obras da tradição clássica e medieval para entendermos melhor a fortuna sedimentada ao longo dos séculos e que ainda pode contribuir significativamente, se bem compreendida, para o avanço intelectual da sociedade. As atividades desenvolvidas pelo ISECMe, portanto, não se reduzem às áreas dos cursos oferecidos pela FSB, mas visam também promover uma formação mais ampla, ligada à todas as áreas de estudos clássicos e medievais, tanto na pesquisa, como no ensino e na extensão.

Missão

O ISECMe tem por missão contribuir para o avanço do conhecimento nas diversas áreas dos estudos clássicos e medievais, constituindo-se como polo de excelência em ensino, pesquisa e extensão neste campo.

Objetivos

  1. Apoio à pesquisa e demais atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão em estudos clássicos e medievais.

  2. Apoio à formação de pesquisadores de diversos níveis.

  3. Fomento ao desenvolvimento, aprofundamento e divulgação, no Brasil, do conhecimento relativo aos estudos clássicos e medievais.

  4. Discussão e revisão periódica das unidades curriculares que estejam ligadas aos estudos clássicos e medievais.

  5. Realização de parcerias com universidades, institutos, bibliotecas e outras instituições nacionais e internacionais.

  6. Fundação e manutenção de um programa de pós-graduação lato-sensu em Estudos Clássicos e Medievais na FSB.

Atividades

Pesquisa

  1. Coordenar as pesquisas docentes e discentes (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografia) realizadas em Estudos Clássicos e Medievais na FSB.

  2. Realizar parcerias com outras instituições, universitárias ou não, nacionais e internacionais, para realização de atividades conjuntas, como grupos de pesquisa e extensão, grupos de leitura e discussão.

  3. Coordenar esforços de revisão e melhoria permanente do acervo bibliográfico de Estudos Clássicos e Medievais na biblioteca da FSB.

  4. Fundar e manter uma revista acadêmica de produção docente, aberta à contribuição de profissionais doutores de fora da FSB, buscando escoar a produção efetivada no ISECMe e contribuir para a divulgação de pesquisas originais realizadas no país no âmbito dos Estudos Clássicos e Medievais, especialmente nos âmbitos da Filosofia, da Teologia e do Direito.

Ensino

  1. Apoio à elaboração e constante revisão das ementas das unidades curriculares dos cursos de graduação e pós-graduação, de modo a mantê-las atualizadas com as recentes publicações e desenvolvimentos dos Estudos Clássicos e Medievais.

  2. Abrigar e coordenar grupos de pesquisa e discussão em Estudos Clássicos e Medievais na FSB.

  3. Abrigar um Programa de Pós-Graduação lato-sensu em Estudos Clássicos e Medievais na FSB.

Extensão

  1. Coordenação dos cursos de extensão em línguas clássicas da FSB (Latim e Grego). Tais cursos oferecem uma formação completa, a partir do zero, nas línguas contempladas, abertos tanto aos alunos, professores e funcionários da FSB, quanto à comunidade em geral.

  2. Coordenação dos cursos de extensão em temas de Estudos Clássicos e Medievais da FSB, contemplando tanto áreas de interesse imediato aos cursos da FSB (filosofia, teologia e direito), tais como Latim Jurídico, Introdução aos Estudos Clássicos, Grego Bíblico, Latim Bíblico, História Antiga e Medieval, Filosofia Antiga e Medieval etc.; quanto diversas outras áreas dos Estudos Clássicos e Medievais (cultura, arqueologia, política, língua, literatura, antropologia, história, arte, educação, música, religião etc.). Os cursos podem contar com professores da FSB ou de outras instituições, sendo abertos à comunidade em geral.

  3. Realização de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, no campo dos Estudos Clássicos e Medievais (simpósios, fóruns, palestras, aulas magnas, cursos de curta duração)