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GRUPO DE PESQUISA

Estética & Arte Sacra

Estética & Arte Sacra - 2024.1.png

Coordenação:

Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas

Reuniões quinzenais

  • Às segundas-feiras, das 13h às 15h

LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo. 


VALOR: R$ 60,00 mensais (público externo).


INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br


CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.

Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.

GP - Estética & Arte Sacra 2023.2.png

Coordenação:

Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas

Reuniões quinzenais

  • Às sextas-feiras, das 13h30 às 15h30

 

Cronograma previsto 2023/2:

•    18 de agosto
•    1ª, 15 e 29 de setembro
•    06 e 20 de outubro
•    10 e 24 de novembro
•    08 e 15 de dezembro

LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo. 


VALOR: R$ 50,00 mensais (público externo).


INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br


CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.

Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.

DESCRIÇÃO GERAL

  • Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.

​​

1. EMENTA

  • Embora a existência de uma Estética filosófica, antiga ou clássica, não seja unanimidade no campo acadêmico-filosófico, partimos da premissa de que autores antigos e medievais versaram acerca das principais questões atinentes à arte e ao belo, delineando não apenas o que serão as teorias estéticas modernas e contemporâneas propriamente ditas, mas também conduzindo à própria noção da obra de arte enquanto objeto sui generis - e também ‘objeto sacro’, que manifesta ou expressa uma crença religiosa, sendo parte fundamental de uma ritualística, e com frequência, mostrando-se prenhe de simbologias. Iniciaremos as atividades do grupo com o estudo de textos de pensadores antigos e medievais, a fim de buscar neles definições e problemáticas que possam enriquecer a investigação contemporânea sobre o artístico, o belo e o sensível, com destaque para a arte sacra.

 

2. OBJETIVO GERAL

  • Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.

 

 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ler textos filosóficos que versem sobre arte e estética (conhecimento sensível, sensibilidade e beleza);

  • Discutir doutrinas filosóficas acerca da arte, do belo e do sensível, de pensadores antigos e medievais, a partir de seus textos e de comentadores;

  • Discutir e analisar obras de arte, com destaque para as obras de arte sacra do período medieval, à luz das reflexões dos filósofos e teóricos da arte apresentados;

  • Fornecer espaço para apresentação de trabalhos de diversos níveis acadêmicos, sejam de membros do grupo, sejam de convidados externos;

  • Discutir trabalhos acadêmicos de iniciação científica em progresso na FSB-SP;

  • Receber professores convidados para palestras sobre Filosofia da Arte, Estética e Arte Sacra, em reuniões extraordinárias;

  • Realizar visitas técnicas em igrejas e museus, a fim de proporcionar experiências estéticas e fruições de arte, com destaque para a arte sacra; especificamente o Mosteiro de São Bento de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de São Paulo;

  • Propor encontros acadêmicos sobre as temáticas estudadas pelo grupo, como seminários e simpósio; especificamente os Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’;

  • Criar um banco de dados digital de registros de pesquisas iconográfico-semiótica, construído a partir do resultado do laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica;

 

4. ATIVIDADES E METODOLOGIA

 

Da dinâmica das reuniões ordinárias:

  • Serão dois tipos de reuniões ordinárias, que funcionarão de forma dividida em:

    • Laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica para análises de obras de arte sacra, especificamente ‘Projeto Cartografia Estética’;

    • Leituras dirigidas e discussão de textos, especificamente, no 1º semestre letivo de 2023: a leitura dirigida será: Apologia para Guilherme, Abade de Bernardo de Claraval;

  • As reuniões serão presenciais;

  • As reuniões serão gravadas e disponibilizadas exclusivamente aos membros dos grupos;

 

Da dinâmica das reuniões extraordinárias:

  • As reuniões esporádicas serão de três tipos:

    • Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Estas reuniões serão marcadas em outras datas das reuniões ordinárias, sempre que possível, às sextas-feiras, no horário das 13h às 15h.

    • Seminários acadêmicos: Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’

    • Palestras com professores convidados: Filosofia na São Bento (palestras presenciais) e Projeto Aulas Abertas (palestras on-line);[1]

Dos horários e dias das reuniões ordinárias:

  • Sextas-feiras;

  • Das 13h30 às 15h30;

  • Reuniões quinzenais de 2 horas de duração;

Dos horários e dias das reuniões extraordinárias:

  • 2º Simpósio ‘Memória, Arte e Espiritualidade’: previsto para 2/12, das 9h  às 16h;

  • Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: a definir;

  • Filosofia na São Bento (palestras presenciais, às sextas-feiras, das 12h às 13h), data a definir;

  • Projeto Aulas Abertas (palestras on-line, às quartas-feiras, das 19h às 20 h): data a definir;

Da carga-horária total e do certificado:

  • Todos os outros participantes, internos e externos, receberão certificado de 30 horas (sem as horas de atividades extraclasse), que podem ser apresentados como Atividades Complementares, Extensão etc. 

  • Certificado mediante participação de no mínimo 75%.

 

Das atividades extra reuniões:

  • Leituras e pesquisas dirigidas, para discussão;

  • Pesquisa iconográfico-semiótica.

Das produções do grupo:

  • Projeto CARTOGRAFIA ESTÉTICA, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo: (mapeamento e banco de dados digital estilístico-iconográfico de arte sacra);

  • Palestras, simpósios e comunicações;

  • Artigos e livros.

5. BIBLIOGRAFIA

 

Texto escolhido para leitura dirigida (2023.2):

 

  • DAMASCENO, JOÃO, Contra aqueles que condenam as imagens sagradas - contra a heresia iconoclasta.  Tradução de Maisa Ribeiro. Curitiba: Ed. Santo Atanásio, 2020. 

 

Referenciais teóricos para o laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica de arte sacra:

 

  • DIDI-HUBERMAN, Georges. (2002/2013) A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.

 

  • PANOFSKY, Erwin. (1955/2009) Significado das artes visuais. 3. ed. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva

 

  • SOUZA DANTAS, Lucia F. N. de. (2019) Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. Tese (Doutorado em Filosofia) - PUC-SP, 309 p., 2019.

 

  • WARBURG, Aby. (2015) História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências.  Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Cia das Letras.

 

[1] Os projetos ‘Filosofia na São bento’ e ‘Aulas Abertas’ não são vinculados ao Grupo. Mas pelo menos uma vez por semestre, pelo uma das palestras presenciais e uma das palestras on-line serão de temáticas afeitas ao grupo e contam como atividade extraordinária. 

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Coordenação:

Profa. Dra. Lucia F. N. de Souza Dantas

  • Reuniões quinzenais

  • Às sextas-feiras, das 13h às 15h

 

Cronograma previsto 2023/1:

  1.  10 de março

  2.  31 de março

  3.  14 de abril

  4.  28 de abril - Museu de Arte Sacra - SP

  5.  12 de maio

  6.  2ª reunião GP E&AS -31.3.2023

LOCAL: Faculdade de São Bento, Largo de São Bento, s/n., São Paulo. 


VALOR: R$ 50,00 mensais (público externo).


INSCRIÇÕES: WhatsApp: (11) 95075-2780, secretaria@faculdadedesaobento.com.br


CERTIFICADOS: Os inscritos receberão certificado de participação equivalente a 30 horas de atividades acadêmicas.

Obs.: Para os alunos da Faculdade as atividades do grupo são computadas como extensão curricularizada.

DESCRIÇÃO GERAL

  • Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.

1. EMENTA

  • Embora a existência de uma Estética filosófica, antiga ou clássica, não seja unanimidade no campo acadêmico-filosófico, partimos da premissa de que autores antigos e medievais versaram acerca das principais questões atinentes à arte e ao belo, delineando não apenas o que serão as teorias estéticas modernas e contemporâneas propriamente ditas, mas também conduzindo à própria noção da obra de arte enquanto objeto sui generis - e também ‘objeto sacro’, que manifesta ou expressa uma crença religiosa, sendo parte fundamental de uma ritualística, e com frequência, mostrando-se prenhe de simbologias. Iniciaremos as atividades do grupo com o estudo de textos de pensadores antigos e medievais, a fim de buscar neles definições e problemáticas que possam enriquecer a investigação contemporânea sobre o artístico, o belo e o sensível, com destaque para a arte sacra.

 

2. OBJETIVO GERAL

  • Estética e Arte Sacra é um grupo permanente de extensão curricularizada, que visa congregar alunos de graduação, pós-graduação e professores especialistas em Estética, Filosofia da Arte, História da Arte ou áreas afins, da Faculdade de São Bento de São Paulo e de outras instituições de ensino - bem como o público geral - interessados na leitura, pesquisa e discussão de textos filosóficos e de críticos, historiadores da arte e artistas, atinentes às temáticas estudadas, constituindo-se em espaço para a apresentação de pesquisas desenvolvidas por seus membros (de todos os níveis acadêmicos) e de convidados, na intenção de investigar as especificidades e variações estilísticas e iconográficas da arte, da antiguidade até seus desdobramentos na atualidade, com destaque para a arte sacra.

 

 3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Ler textos filosóficos que versem sobre arte e estética (conhecimento sensível, sensibilidade e beleza);

  • Discutir doutrinas filosóficas acerca da arte, do belo e do sensível, de pensadores antigos e medievais, a partir de seus textos e de comentadores;

  • Discutir e analisar obras de arte, com destaque para as obras de arte sacra do período medieval, à luz das reflexões dos filósofos e teóricos da arte apresentados;

  • Fornecer espaço para apresentação de trabalhos de diversos níveis acadêmicos, sejam de membros do grupo, sejam de convidados externos;

  • Discutir trabalhos acadêmicos de iniciação científica em progresso na FSB-SP;

  • Receber professores convidados para palestras sobre Filosofia da Arte, Estética e Arte Sacra, em reuniões extraordinárias;

  • Realizar visitas técnicas em igrejas e museus, a fim de proporcionar experiências estéticas e fruições de arte, com destaque para a arte sacra; especificamente o Mosteiro de São Bento de São Paulo e o Museu de Arte Sacra de São Paulo;

  • Propor encontros acadêmicos sobre as temáticas estudadas pelo grupo, como seminários e simpósio; especificamente os Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’;

  • Criar um banco de dados digital de registros de pesquisas iconográfico-semiótica, construído a partir do resultado do laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica;

 

4. ATIVIDADES E METODOLOGIA

 

Da dinâmica das reuniões ordinárias:

  • Serão dois tipos de reuniões ordinárias, que funcionarão de forma dividida em:

    • Laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica para análises de obras de arte sacra, especificamente ‘Projeto Cartografia Estética’;

    • Leituras dirigidas e discussão de textos, especificamente, no 1º semestre letivo de 2023: a leitura dirigida será: Apologia para Guilherme, Abade de Bernardo de Claraval;

  • As reuniões serão presenciais;

  • As reuniões serão gravadas e disponibilizadas exclusivamente aos membros dos grupos;

 

Da dinâmica das reuniões extraordinárias:

  • As reuniões esporádicas serão de três tipos:

    • Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo. Estas reuniões serão marcadas em outras datas das reuniões ordinárias, sempre que possível, às sextas-feiras, no horário das 13h às 15h.

    • Seminários acadêmicos: Simpósios ‘Memória, Arte e Espiritualidade’

    • Palestras com professores convidados: Filosofia na São Bento (palestras presenciais) e Projeto Aulas Abertas (palestras on-line);[1]

Dos horários e dias das reuniões ordinárias:

  • Sextas-feiras;

  • Das 13h às 15h;

  • Reuniões quinzenais de 2 horas de duração;

Dos horários e dias das reuniões extraordinárias:

  • 2º Simpósio ‘Memória, Arte e Espiritualidade’: previsto para 6/05, das 9h  às 16h;

  • Visitas técnicas ao Museu de Arte Sacra de São Paulo: a definir;

  • Filosofia na São Bento (palestras presenciais, às segundas-feiras, das 14h às 15h), data a definir;

  • Projeto Aulas Abertas (palestras on-line, às quartas-feiras, das 19h às 20 h): data a definir;

Da carga-horária total e do certificado:

  • Todos os outros participantes, internos e externos, receberão certificado de 30 horas (sem as horas de atividades extraclasse), que podem ser apresentados como Atividades Complementares, Extensão etc. 

  • Certificado mediante participação de no mínimo 75%.

 

Das atividades extra reuniões:

  • Leituras e pesquisas dirigidas, para discussão;

  • Pesquisa iconográfico-semiótica.

Das produções do grupo:

  • Projeto CARTOGRAFIA ESTÉTICA, em parceria com o Museu de Arte Sacra de São Paulo: (mapeamento e banco de dados digital estilístico-iconográfico de arte sacra);

  • Palestras, simpósios e comunicações;

  • Artigos e livros.

5. BIBLIOGRAFIA

 

Texto escolhido para leitura dirigida (2023):

 

 

 

Referenciais teóricos para o laboratório de pesquisa iconográfico-semiótica de arte sacra:

 

  • DIDI-HUBERMAN, Georges. (2002/2013) A imagem sobrevivente: História da Arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto.

 

  • PANOFSKY, Erwin. (1955/2009) Significado das artes visuais. 3. ed. Tradução de Maria Clara F. Kneese e J. Guinsburg. São Paulo: Perspectiva

 

  • SOUZA DANTAS, Lucia F. N. de. (2019) Contribuições da filosofia de Charles S. Peirce para uma investigação acerca de questões de fenomenologia e ontologia das obras de arte. Tese (Doutorado em Filosofia) - PUC-SP, 309 p., 2019.

 

  • WARBURG, Aby. (2015) História de fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências.  Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Cia das Letras.

 

[1] Os projetos ‘Filosofia na São bento’ e ‘Aulas Abertas’ não são vinculados ao Grupo. Mas pelo menos uma vez por semestre, pelo uma das palestras presenciais e uma das palestras on-line serão de temáticas afeitas ao grupo e contam como atividade extraordinária. 

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