Corpo Docente 
Direito

DR. ALEXANDRE HUSNI

Formou-se em Direito e Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, realizando também cursos de especialização em distintas matérias, como Problemas Atuais de Direito do Trabalho, Aspectos dos Crimes Patrimoniais, Realidade Nacional, Direito Processual Penal, dentre outros. É coordenador de vários cursos na Associação dos Advogados de São Paulo – AASP, a saber: Direito de Sucessões, Aspectos Polêmicos; Responsabilidade Civil – Aspectos de Direito Civil e Processual; Teoria Geral dos Contratos Civis; e Teoria Geral dos Contratos Societários.

DR. CELSO MATSUDA

Doutor em Comunicação pela ECA/USP, possui mestrado em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero. É consultor do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing - CEACOM da ECA/USP, professor convidado dos cursos de pós-graduação (lato sensu) de Comunicação e Marketing da ECA/USP e Gerente de Cidade da FAAP. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing e comunicação empresarial, marketing e comunicação pública, comunicação estratégica, governo eletrônico, cidade inteligente (Smart Cities), políticas públicas, relações governamentais e institucionais, tecnologia da informação e empreendedorismo.

CLAUDENIR MÓDOLO ALVES

Possui bacharelado e licenciatura em Filosofia pela Universidade São Francisco, bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora Assunção, bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Professor. Tem experiência na área de: gestão Universitária (Institucional: ensino, pesquisa e extensão e pós-graduação lato-sensu). Pesquisador Institucional. Avaliação Institucional (AEES) e de curso (INEP-MEC). Negócios da área editorial. Membro da Cátedra Unesco José Reis de Divulgação Científica.

DR. DOMINGOS SÁVIO ZAINAGHI

Advogado, formado em 1982. Mestre e doutor em Direito do Trabalho em Direito do Trabalho pela PUCSP. Pós-doutorado em Direito do Trabalho pela Universidad Castilla-La Mancha, Espanha. Especialização em Relaciones laborales, empleo y protección social en la globalización pela Universidad Castilla-La Mancha, Espanha. Pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculade Cásper Líbero. Pós-graduado em Ciências Humanas (Sociologia, história e filosofia) pela PUCRS. Membro do Instituto de Direito Social-Cesarino Jr. do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; do Instituto dos Advogados de São Paulo-IASP; Coordenador acadêmico da Sociedade Brasileira de Direto Desportivo-SBDD; membro da Academia Paulista de Direito (Cadeira 27) e da Academia Nacional de Direito Desportivo-ANDD (Cadeira 24). . Membro da Sociedade Amigos do Exército em São Paulo-SASDE. Membro da Associação dos Cronistas Esportivos de São Paulo-ACEESP. Presidente honorário da Asociación Iberoamericana de Derecho del Trabajo y de la Seguridad Social-AIDTSS e do Instituto Iberoamericano de Derecho Deportivo-IIDD. Doutor honoris causa da Universidad Paulo Freire-Costa Rica. Professor convidado e visitante de universidades na Bolívia, Equador, Peru, Guatemala e Equador.Ex-professor da Universidad Católica de Buenos Aires(Especialização) e da Universidad Gabriel René Moreno, de Santa Cruz de la Sierra(Mestrado). Conselheiro do Sport Club Corinthians Paulista (2018-2023). Ex conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil-São Paulo (2013-20115). Professor do curso de Mestrado do UNIFIEO, onde leciona desde 1994; coordenador e professor do curso de Especialização em Direito Desportivo da Faculdade Legale.

HÉLIO HILÁRIO DA SILVA JUNIOR

Bacharel em Direito pela Centro Universitário Carlos Drummond de Andrade – Uni-Drummond, Graduado em Administração pela Universidade Norte do Paraná – Unopar e Pós-Graduação (lato sensu) pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET, com Especialização em Direito Tributário. Técnico da Fazenda Estadual (concursado), na Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo desde 1986, ocupando a função de Diretor de Divisão no Tribunal de Impostos e Taxas – TIT desde 2009, interagindo e dando suporte aos juízes e advogados na realização das sessões de julgamento. Foi Tutor nos cursos de Tecnologia em Administração de Pequenas e Médias Empresas e de Economia (modalidade EaD – presencial conectado) da Universidade Norte do Paraná de 2012 a 2016. Foi Instrutor e Palestrante em cursos de Aperfeiçoamento Profissional e de Educação Fiscal para Cidadania na Escola Fazendária do Estado de São Paulo – Fazesp (atual Escola do Governo do Estado de São Paulo – Egesp) desde 1993.

DR. JORGE ALBERTO MAMEDE MASSERAN 

Possui graduação em Direito - Instituição Toledo de Ensino, atualmente denominado Centro Universitário de
Bauru - CEUB (1995) e mestrado em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2009). Atualmente é
doutorando em cotutela internacional de tese nos programas stricto sensu da Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo (Direito das Relações Sociais) e da Université de Limoges, República Francesa (Droit Public), é
membro da Rede Latino Americana de Ministério Público Ambiental (REDEMPA), da Associação Brasileira dos
Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), filiado à Societé Française pour le Droit de
l´Environnement (SFDE), membro associado da Rede Internacional ALEC - América Latina, África, Europa e
Caribe. É Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo (1996), ocupando atualmente o
cargo de 6º Promotor de Justiça do Meio Ambiente na Comarca de São Paulo. Tem experiência na área de
Direito, pesquisa e docência, com ênfase em Direitos Difusos e Coletivos e Direito Público.

LUIZ ROBERTO GUIMARÃES ERHARDT

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1995), Técnico em Contabilidade (1999) e Pós-Graduação Lato Sensu da FGV Direito SP (FGV LAW) - Especialização em Direito Tributário (2021). É advogado atuante, empresário e palestrante. Foi coordenador acadêmico do Núcleo de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Paulista, de 2009 até 2017 e coordenador em exercício do curso de Direito da Faculdade de São Bento. É Juiz do Tribunal de Impostos e Taxas do Estado de São Paulo em exercício e Diretor do Instituto Movimento Cidades Inteligentes desde 2018. É sócio titular da Erhardt Sociedade de Advogados, com atuação ativa em processos cíveis e tributários, com concentração no contencioso administrativo/judicial e em procedimentos de consulta, bem como na elaboração de pareceres técnicos e específicos na interpretação e na aplicação de normas tributárias. É sócio titular da Jurislog Apoio Administrativo, desempenhando atividades inerentes à formalização, regularização, credenciamento e licenciamento de empresas perante os órgãos governamentais da administração pública, com ênfase em instituições de ensino. É integrante de Conselhos Estratégicos de Indústrias no ramo alimentício e da construção civil.

DR. LUCAS FUCCI AMATO

Livre-Docente, Pós-Doutor, Doutor e Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, Largo São Francisco, onde foi professor no Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito, na graduação, mestrado e doutorado. Visiting Researcher na Harvard Law School, Estados Unidos, e Academic Visitor na Universidade de Oxford, Inglaterra, Centre for Socio-Legal Studies. Autor de vários livros, como Teoria Geral do Direito: uma introdução ao estudo do pensamento jurídico contemporâneo; Inovações Constitucionais: direitos e poderes; Propriedade Desagregada e Empreendedorismo Democrático: instituições da economia de mercado e formas jurídicas do capital; Constitucionalização corporativa: direitos humanos fundamentais, economia e empresa; Direito, cultura e direitos; Construtivismo Jurídico.

Dra. MARIA CRISTINA MATTIOLI

Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986), Mestrado em Direito pela Universidade de Harvard (1994), Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado pela Universidade de Harvard (2003) e pela The London School of Economics and Political Sciences (2004). Juíza do Trabalho desde 01.12.1988, foi promovida a Desembargadora Federal do Trabalho do E. Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em 28.10.2009, tendo atuado junto a 1ª Turma desta Corte bem como na Sessão Especializada em Dissídios Coletivos. Foi membro do Núcleo de Planejamento Estratégico do Tribunal 2015/2020 e da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho, representando o Tribunal junto a Rede Brasileira do Pacto Global das Nações Unidas. Aposentou-se em junho de 2015 e atualmente possui escritório de advocacia. É membro do Conselho de Relações do Trabalho da FIESP e do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito do Trabalho e Direito Internacional, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, comércio internacional e direitos sociais, psicologia econômica, bioética, gestão estratégica, gestão de mudanças e sustentabilidade.

Dr. RICARDO DAL PIZZOL

Graduado em Direito pela USP (2004). Mestre (2016) e Doutor (2020) em Direito Civil pela USP. Pós-doutorando em Direito Civil pela USP. Mestre em Direito Comparado pela Samford University (Alabama, USA [2015]). Juiz de Direito em São Paulo, convocado para atuar no Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça (biênio 2016/2017), na Assessoria de Assuntos Jurisdicionais da Presidência do Tribunal de Justiça (biênio 2018/2019), no Gabinete da Corregedoria Geral da Justiça (biênio 2020/2021) e no Gabinete Civil da Presidência do Tribunal de Justiça (biênio 2022/2023). Professor do LLM em Direito Civil da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Professor do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Direito do Consumidor da Escola Paulista da Magistratura. Professor do Curso de Pós-Graduação "lato sensu" em Direito Civil da Escola Paulista da Magistratura. Foi Procurador do Estado de São Paulo. Vencedor dos Prêmios de Melhor Dissertação em Direito Civil da USP (ano 2016) e de Melhor Tese de Doutorado em Direito Civil da USP (2020).