foto1.jpg

Biblioteca

Missão:

Contribuir para as atividades de ensino, pesquisa e extensão, disponibilizando informações científicas nas diversas áreas do conhecimento, por meio da prestação de serviços de informação; procurando integrar, valorizar e estimular a difusão cultural junto à comunidade.

Apresentação - História:

Foi em torno de uma história de longa duração e de tradição entre livros e leitores que a Biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo teve seu início junto à fundação do Mosteiro, em 1598, ainda que formada por uma pequena coleção de livros.

Hoje o acervo bibliográfico do Mosteiro é constituído por obras impressas que revelam aspectos da cultura beneditina de São Paulo já que o mesmo foi preservado com suas características originais ao longo dos tempos.

Assim, a Biblioteca é composta por exemplares de livros antigos, desde incunábulos, do Séc. XV, obras do Séc.XVI ao XVIII, além de um grande acervo dos Sécs. XIX e XX, que totalizam, junto com as coleções de periódicos, mais de 100.000 volumes.

Como um polo cultural, a Biblioteca reuni tanto aspectos típicos de uma biblioteca monástica quanto de uma biblioteca voltada aos diferentes tipos de pesquisa. Deste modo, seu público é, sobretudo e primordialmente, a comunidade beneditina, alunos e funcionários do Mosteiro de São Bento/Faculdade de São Bento e pesquisadores em geral (somente com agendamento prévio).

Trata-se de uma biblioteca que é composta dos temas:  Teologia, Patrística, Escritos Monásticos, História Geral, História da Igreja, História do Brasil, Filosofia, Literatura, além de outras áreas das Ciências Humanas em geral.

Catálogo:

A biblioteca do mosteiro de São Bento utiliza o sistema Sophia. O acesso ao catálogo da biblioteca só é possível em nossa intranet:

Renovação:

O usuário poderá renovar seus empréstimos:

- Em até 4 vezes consecutivas;

- Pessoalmente (no horário de atendimento da Biblioteca);

- Por e-mail: atendimento.biblioteca@mosteiro.org.br

O usuário não poderá fazer a renovação caso:

 -  A obra esteja reservada por outro usuário;

-  A situação do usuário na Biblioteca esteja irregular (materiais em atraso);

-  O usuário tenha ultrapassado a data de devolução da obra;

-  Já tenha efetuado as 4 (quatro) renovações permitidas.

Teses e Dissertações:

O Repositório Digital de Teses e dissertações tem o objetivo de armazenar, preservar, divulgar à produção acadêmica dos alunos em formato digital. Todos podem baixar e consultar:

Serviços:

Orientação e apoio na elaboração de trabalhos acadêmicos;

• Atendimento aos usuários (alunos, professores, funcionários e pesquisadores).

• Consulta aos materiais do acervo (livros, teses, revistas especializadas, dicionários, mídias etc.).

• Orientação sobre o uso da Biblioteca e de sua coleção.

• Consulta ao catálogo eletrônico e ao fichário.

• Consulta à Internet.

• Empréstimos entre Bibliotecas conveniadas.

Periódicos Capes:

Fale Conosco:

Entre em contato com a equipe da biblioteca:

E-mail: atendimento.biblioteca@mosteiro.org.br

Telefone: (11) 3328-8799

Atualização do Acervo:

Compra

As obras específicas dos cursos são adquiridas periodicamente, com indicação formulada pelos Docentes, Discentes e Coordenadores e podem ocorrer nas seguintes modalidades:

1)  Aquisição de obras necessárias e vigentes na ementa do curso;

a. Bibliografia básica;

b. Bibliografia complementar;

2)  Aquisição de obras indicadas pelo corpo docente que não estejam na ementa;

3) Aquisição de obras que venham a suprir a demanda de empréstimos – reposição de acervo;

4) Aquisição de obras indicadas pelo corpo discente – obedecendo a uma avaliação criteriosa de sua necessidade dentro do curso.

Doação

1) Aquisição de obras que, doadas pelos monges da Instituição, passam a integrar o acervo;

2) Aquisição de obras doadas por instituições diversas que entram em processamento técnico conforme a política interna de organização do acervo;

3) Aquisição de obras doadas por outras fontes particulares que venham a oferecer retorno tanto para a instituição quanto para o curso.